quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Emprego Sumiu!

Celia Spangher
Pois é, uma realidade. O emprego como o conhecemos está com seus dias contados….
Foi-se o tempo em que você entrava em uma empresa “sólida e segura”, fazia carreira ascendente por 30 anos ou mais, ganhava um bom salário enquanto realizava atividades que “davam pro gasto” a atendiam às necessidades da empresa naquele momento, naquele mercado.
Escuto os profissionais falarem com nostalgia sobre esse tempo, e até alguns jovens expressarem seu desejo de trabalhar em uma empresa assim. Aí pergunto:
Quando você compra um celular hoje, é só para fazer e receber chamadas? Não, obviamente, os celulares de hoje se parecem a Centrais de Comunicação em que você pode fazer um milhão de coisas diferentes e usar o celular passou a ser uma “experiência” e não apenas uma simples atividade.
Nem a prosaica televisão hoje é apenas uma televisão – você hoje não se contenta em ter 7 canais para assistir – quer escolher entre mais de 100 canais não é? Quer alugar filmes em “pay-per-view”, quer acessar a internet, quer interagir com a programação em tempo real.
E ouvir música então? Você não se contenta com um CD de 12 músicas – hoje você quer carregar um aparelhinho que cabe na palma da mão, onde pode baixar “trocentas mil” músicas que goste, de autores diferentes, que toquem na ordem que você quer, e como você quer. Livros, revistas e jornais? Você pode baixá-los direto no seu Kindle, e por aí vai.
Se tudo mudou nessa velocidade e atendendo a múltiplas necessidades cada vez mais crescentes, porque os profissionais de hoje ainda querem o emprego do século passado, “estável e seguro”? E as empresas porque ainda procuram por profissionais “estáveis e seguros” quando deveriam privilegiar o talento, a criatividade, a mobilidade e o foco?
Pense bem quando for procurar seu próximo trabalho. As empresas precisam do profissional aberto a esta realidade que vivemos agora e para a que virá – você está preparado? Se não está, é bom fazê-lo porque “emprego” como você o conhecia, meu amigo, sumiu!
Celia Spangher é Diretora de Gestão do Talento da Maxim Consultores

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger