quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pilates - respeitando limites

Hoje na correria das grandes metrópoles onde não se pode perder tempo, e usa-se o termo até de "otimizar o tempo". Onde surgiu a necessidade de aulas especificas e direcionada para determinados grupos onde se respeitasse os limites biológicos e fisiológicos de cada um.




Assim deu inicio o Pilates, com aulas personalizadas, instrutores especializados, associados a uma técnica que, se bem trabalhada não causará danos, além de promover a manutenção da saúde. Propõe-se que sejam aula individuais onde a pessoa receberá atenção, orientação e cuidados com seu corpo e mente.








O criador da técnica o Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880, durante a I Guerra Mundial em 1912 foi preso e considerado um inimigo estrangeiro por causa dos exercícios que tinha criado. Mas em 1918 sua técnica foi reconhecida quando trabalhando como enfermeiro, nenhum do internos do campo de concentração morreu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa.








Todos os seus exercícios são baseados em fortalecimento muscular com alongamento. Onde os principios são baseados em: Concentração, Controle, Centro, Movimento Fluído, Precisão e Respiração.





Onde é necessário Concentração para que mente e corpo trabalhem juntos e os movimentos tenham maior eficiência.

Controle dos movimentos pela mente e Centro de força o 'Powerhouse' que onde se originam todos os movimentos segundo Pilates.

Todos os exercícios de Pilates tem como objetivo o fortalecimento do powerhouse (abdomem, parte inferior das costas e glúteos) de forma a proporcionar uma estabilização do dorso. E quando os músculos abdominais estão fortes e a postura correta, provavelmente não existirá dor lombar (nas costas).

Movimento Fluído pois qualquer movimento tem que ser realizado da forma mais harmônica possível, com movimentos contínuos e ritmados.

Precisão que está relacionada com o controle, onde os movimentos devem ser coordenados para que realizem os movimentos sempre corretos.

Respiração como regra o aluno deve inspirar sempre quando se prepara para realizar um movimento, e expira quando executa.



Então porque ainda tá parado???

2 comentários:

Anônimo disse...

Ae Vivi!!! Agora sim, li td sem me embaralhar! rs
Ficou ótimo :)
Adorei as fotos, atleta rs

Beijocas =*

Rodrigo Sensei disse...

HUmmm...

Agora já sei que esse Pilates nada tem a ver com o carinha que mandou crucificar Cristo... hehehe

Enfim, muito elucidativa sua postagem! parabéns.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger