Quando pensamos em alongamento normalmente associamos a flexibilidade, mas para começar esse papo de hoje vamos definir esses termos.
Alongamento: termo geral usado para descrever qualquer manobra fisioterapeutica elaborada para aumentar a mobilidade dos tecidos moles (músculos) e subsequentemente melhorar a ADM(amplitude de movimento).
Flexibilidade: é a habilidade de mover uma única articulação de maneira suave e confortável por meio da ADM irrestrita e sem dor.
Hoje muito se fala sobre pausas no trabalho para a realização da "ginástica laboral", onde propõe-se pausas de 15 a 20 min para a realizações dos exercícios. Alguns estudos científicos já comprovaram que essas pausas melhoram o desempenho dos funcionários além de diminuir os riscos de LER/ DORT (lesão por esforço repetitivo/ doença osteomusculares relacionadas ao trabalho).
Então segue um quadro abaixo com dicas de alongamentos que podem ser feitos durante essas pausas. O importante é não forçar as articulações além de sua ADM normal, e contar de 20s a 30s entre cada alongamento.

Então o verbo do dia é: ESTICAR-SE
(Referências: Carolyn Kisner)
0 comentários:
Postar um comentário