terça-feira, 15 de junho de 2010

INTJ Cérebro-mestre

Fiz um teste de personalidade criado por Jung no site http://www.inspiira.org/, e saiu o resultado... que segue abaixo. É meio longo, mas é totalmente EU. ^ ^

-------------------

O Cérebro-mestre [INTJ]


Todos os xNTx são bons em planejar operações, mas os INTJs Cérebros-mestre estão a cabeça e os ombros acima dos outros NTs em matéria de planejamento de contingências, também conhecido como "gestão de acarretamento". Um plano de contingência tem alguns "se-entãos" nele, colocados lá para lidar com erros previsíveis e escassez de pessoal e material. É provável que todos os tipos de contingências surjam quando qualquer projeto complexo é realizado, desde o planejamento das férias da família na Europa à preparação para a invasão da Europa, como durante a Segunda Guerra Mundial. Tais operações envolvem muitos, muitos passos, cada um dos quais obrigatoriamente coordenados para seguirem um ao outro numa progressão necessária, e cada um deles podendo estar sujeito a problemas imprevistos.Os Cérebros-mestre são capazes de compreender como cada passo requer do ou implica no outro, e de preparar alternativas para as dificuldades que possam surgir. INTJs nunca definem o rumo do seu projeto atual sem um Plano A firmado em mente, mas eles estão sempre dispostos a trocar para um plano B, C ou D se necessário.

Como uma variante dos Racionais [xNTx] de Platão e dos Dialéticos de Aristóteles, os INTJs são pouco diferentes dos outros [xNTx]s na maioria dos aspectos. Como todos os Racionais são abstratos na comunicação e utilitaristas na implementação de seus objetivos. Eles escolhem o estudo da ciência, são absortos por tecnologia, e trabalham bem com sistemas. O seu ponto de vista é pragmático, cético, relativista, focado em interseções espaciais e intervalos de tempo. Fundam a sua auto-imagem em ser geniais, autônomos, e resolutos. Se depender deles, são calmos; confiam na razão, são famintos por conquistas, buscam conhecimento, valorizam cordialidade e aspiram a ser como magos da ciência e tecnologia. Intelectualmente, eles são propensos à prática da estratégia [característica de xNTx] muito mais do que a diplomacia [característica de xNFx], a táctica [característica de xSxP], e sobretudo logística [característica de xSxJ]. Além disso, por conta de suas mentes naturalmente agendadas/planejadas, eles tendem a escolher o papel de Coordenador [xNTJ] ao de Engenheiro [xNTP]. E porque eles são reservados em meio a outras pessoas parecem mais confortáveis como Cérebros-mestre [INTJ] como no papel de Marechal [ENTJ].

Cérebros-mestre são raros, compreendendo não mais do que, digamos, um por cento da população, e que raramente são encontrados fora de seus escritórios, fábricas, ou laboratórios. Apesar de serem líderes altamente capazes, INTJs não têm de forma alguma vontade de comandar, preferindo ficar num segundo plano até que outros demonstrem suas incapacidades de liderança. Uma vez no comando, entretanto, são totalmente pragmáticos, enxergando a realidade como nada mais do que um tabuleiro de xadrez a ser utilizado na elaboração e no aperfeiçoamento de suas estratégias. Durante o planejamento o Cérebro-mestre é totalmente "mente-aberta" e considerará qualquer ideia de utilidade promissora. Teorias produtivas são aplicadas rapidamente, e as restantes são descartadas.

Para o INTJ a ordem das coisas nunca é arbitrária e imutável, mas pode ser melhorada. Desta forma a autoridade baseada em quantitade de cursos feitos, credenciais, títulos ou nível de celebridade não os impressionam, nem slogans nem lemas. Eles adotarão ideias apenas se elas forem úteis, ou seja, se funcionarem eficientemente para atingir objetivos bem definidos. Apenas ideias que fazem sentido para eles são adotadas; as que não fazem não o são, não importa quem seja o autor.

Cérebros-mestre tendem a ser muito mais auto-confiantes do que outros Racionais, tendo geralmente uma vontade bem desenvolvida. Decisões vêm fácil a eles; de fato, dificilmente conseguem descansar até que tenham as coisas resolvidas e decididas. Têm uma alta motivação para trazer fechamento às coisas, sempre atentos a conseqüências de longo prazo. Ideias parecem exercer uma força intrínseca sobre eles, embora sujeitem todas elas ao teste de utilidade. Dificuldades são altamente estimulantes para INTJs, que adoram reagir a problemas que exijam soluções criativas. Estes traços de caráter podem levá-los a profissões em que os modelos teóricos podem ser traduzidos em realidade. Constroem dados e sistemas humanos onde eles trabalham se for-lhes dada a menor oportunidade. Eles podem ser fenomenais em pesquisa científica e como executivos de empresas.

Estes Coordenadores reclusos normalmente ascendem a posições de responsabilidade, pois trabalham por muitas horas, duro, e são constantes na busca de seus objetivos, não poupando o próprio tempo e esforço nem o dos seus colegas de trabalho e funcionários. Eles normalmente tendem a verbalizar o positivo e a evitar comentários de natureza negativa; eles estão mais interessados em mover a organização adiante do que em ficar remoendo os erros do passado. No entanto, eles às vezes podem ficar meio "ideia-fixa", o que pode ser um ponto fraco em suas carreiras, uma vez que ao focarem-se tão estritamente em suas carreiras eles podem ignorar os pontos de vista e os desejos das outras pessoas.

Cérebros-mestre têm certeza de que coerência interna e externa são indispensáveis numa organização que funcione bem, e se encontrarem problemas relativos a sobreposição de funções, duplicação de esforços, fluxo ineficiente de papelada, e desperdício de recursos humanos e materiais, eles rapidamente realinham as operações à meta esquecida. Lembre-se, o imperativo dos INTJs é sempre o custo-benefício.

INTJs são os alunos de maior desempenho na escola entre todos os Tipos de Personalidade. E no trabalho, devido à tendência de conduzir os outros como conduzem a si mesmos, muitas vezes parecem exigentes e difíceis de satisfazer. Os colegas de trabalho muitas vezes se sentem como se o Cérero-mestre pudesse enxergar o que é verdade ou não neles, e freqüentemente crêem que os INTJs desejem isso. Esta tendência das pessoas se sentirem transparentes e até mesmo incompetentes em sua presença muitas vezes resulta em relações de trabalho que tenham uma certa distância psicológica. Colegas de trabalho podem descrever o INTJ como "sem emoções" e, às vezes, frios e desapaixonados, quando na verdade eles estão apenas levando os objetivos de uma instituição a sério, e se esforçando continuamente para alcançar tais objetivos. Felizmente, a indiferença ou as críticas de seus colegas de trabalho não incomodam particularmente os Cérebros-mestre se eles acreditam que têm a razão.Em suma, eles são funcionários dedicados e leais cujas lealdades estão voltadas ao sistema, ao invés de que aos indivíduos dentro do sistema. Conforme as pessoas de uma instituição vêm e vão, estes NTs têm pouca dificuldade de continuar trabalhando em seus empregos -- ao contrário do NFs, que têm a lealdade envolvida mais com pessoas do que com projetos.

Cérebros-mestre desejam harmonia e ordem em suas casas e em seus casamentos, mas não ao custo de ter um parceiro submisso. O mais independente de todos os Tipos, o INTJ quer que seu companheiro/a além de independente, seja capaz de confrontar a por vezes formidável força de sua personalidade. O cortejo é particularmente um problema para os Cérebros-mestre, já que consideram a escolha de um bom parceiro como um processo racional, uma questão de encontrar alguém que se correlacione fortemente com a sua lista de exigências tanto físicas quanto intelectuais. Eles sabem rapidamente -- geralmente no primeiro ou no segundo encontro -- se a relação terá futuro ou não, e não perderão tempo em relacionamentos que pareçam pouco promissores. Em geral, Cérebros-mestres confiam em suas cabeças e não em seus corações para fazer essas escolhas, e portanto às vezes parecerão frios e calculistas. Mesmo em situações sociais mais casuais eles podem parecer frios e podem negligenciar a execução de pequenos rituais concebidos para deixar as outras pessoas sentido-se confortáveis em suas presenças. Por exemplo, INTJs podem comunicar que jogar conversa fora é um desperdício de tempo, e por conta disso as pessoas sentem um senso de pressa neles que nem sempre é intencional. Mas não se engane: as emoções de um INTJ são difíceis de ler, e é provável que nem um homem nem uma mulher deste Tipo seja particularmente saída ou emocionalmente expressiva. Pelo contrário, eles têm uma forte necessidade de privacidade e não gostam de contato físico exceto com umas poucas pessoas escolhidas. Apesar de tudo isso, porém, Cérebros-mestre são profundamente emocionais, até mesmo românticos, e uma vez decididos de que uma pessoa que é digna deles, eles se tornam companheiros apaixonados e leais, quase hipersensíveis aos sinais de rejeição de seu(ua) amado(a).

Com relação aos seus filhos, Cérebros-mestres são amáveis e infalíveis em sua devoção. Seus filhos são um grande foco em sua vida e eles os apóiam e tendem a permitir que se desenvolvam na direção de suas próprias escolhas. Estes INTJs supremamente decididos incentivam ações e atitudes independentes em seus filhos. Por outro lado, eles estão plenamente conscientes de que crianças precisam de limites bem definidos, e eles são sempre firmes e consistentes no estabelecimento destes limites.

Não deixe de visitar o Fórum INTJ!

1 comentários:

Unknown disse...

Hei Gub,

Eu também sou INTJ.



Fabio

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger