quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"Saúde Não Tem Preço"

Demorou, demorou muito! Mas como diz o ditado popular: "Antes tarde do que nunca!" Finalmente, o governo federal virou seus olhos para os pacientes de doenças crônicas que, aos montes, vem crescendo e, o pior, vem crescendo e ficando sem tratamento! Pois bem, eis que surge uma medida que se propõe a resolver essa questão. Essa medida foi uma promessa de campanha da presidenta Dilma, que ao contrário do que estamos acostumados a ver, foi cumprida.
Anunciada no dia 02/02/2011, essa medida, a partir do programa do governo "Aqui tem farmácia popular", vai distribuir, gratuitamente, medicamentos para diabetes e hipertensão. Antes dessa medida, os medicamentos eram distribuídos pelas farmácias populares através do Sistema de Copagamento, onde o governo pagava até 90% do valor do medicamento e o restante ficava sob responsabilidade do paciente. Mas que fique claro que o Sistema de copagamento continuará existindo para os outros medicamanentos já registrados pelo Ministério da Saúde.

Como esse programa vai funcianar?! É simples! Os pacientes diabéticos e hipertensos que estão se tratando pelo SUS serão os beneficiados. As 15 mil farmácias e drogarias privadas tiveram até o dia 14/02/2011 para se adequar à medida. Os pacientes terão que procurar as fármacias e drogarias que apresentam o logo "Aqui tem Farmácia Popular", que credencia a farmácia à distribuição. Além disso, a pessoa terá que apresentar o CPF, um documento com foto e a receita médica com o nome do remédio e a quantidade necessária para uma mês. Quem não puder comparecer pessoalmente, poderá madar outra pessoa com uma procuração e os demais documentos já citados.
Os remédios distribuídos gratuitamente já beneficiaram milhares de pessoas e a expectativa é que esse benefício chegue a todos os brasileiros que necessitam de tratamento e que, na maioria das vezes, não tem como pagar por ele ou paga-o sacrificando uma boa parcela da sua renda.
Espera-se, almeja-se que as pessoas se conscientizem da existência e da gravidade dessas doenças! E, que a partir disso procurem tratamento para que elas não sejam o gatilho para o desenvolvimento de outras, que tendem a ser muito piores.
A lista de medicamentos que será distribuída gratuitamente pode ser acessada a partir do site do Ministério da Saúde. Abaixo, segue o link
Fontes:
pe360graus.com
ndoline R7
Referências
Vanessa Xavier, estudante de Farmácia da UFPE.

1 comentários:

Rodrigo Sensei disse...

Hummm...

Salvo engano, isso já era feito na época do FHC, aí o PT retirou o benefício e agora vvolta como se fosse novidade...

Enfim, espero que ajude outras pessoas...

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger